fbpx

Para evitar o botão de emergência

Muito mais do que um item de comodidade, o elevador é essencial para o funcionamento de muitos condomínios, especialmente para os moradores com dificuldades de locomoção. Mantê-lo com o seu funcionamento em dia é uma obrigação do síndico. É ele quem deve contratar uma empresa de manutenção registrada nos órgãos competentes e adequar os equipamentos às normas técnicas e legislação vigente. “A manutenção preventiva é de extrema importância, pois este é o momento em que são realizados os ajustes e regulagens necessárias, inspecionados os diversos dispositivos de segurança e, ainda, avaliada a necessidade de substituir ou não determinados componentes. Se o equipamento passar por uma manutenção adequada e for utilizado de forma correta, ele continuará em uso por muitos anos” diz Marcello Delano, gerente regional da Atlas Schindler, empresa especializada em elevadores.

Segundo ele, questões como oscilações bruscas de energia e infiltrações de água – causadas por chuvas ou vazamentos – são as responsáveis pela maior parte dos chamados da assistência técnica. Já as manutenções preventivas são mensais. “O serviço de manutenção obedece a um rigoroso roteiro de testes e simulações em diversos componentes, serviços de lubrificação e limpeza para garantir o funcionamento adequado e seguro do aparelho”, explica.

As vantagens da modernização
Além da manutenção, uma opção para os condomínios mais antigos é a modernização dos elevadores. Fora a melhoria do desempenho dos equipamentos, mais conforto e segurança aos usuários, a medida gera também economia de energia. Existem dois tipos de modernização: a estética e a tecnológica. Na estética, são trocados peças e componentes visíveis aos usuários, como piso, revestimento da cabina e porta. Já na tecnológica, há alterações em elementos como a máquina de tração e o quadro de comando. “Entre as principais vantagens da modernização tecnológica estão a economia no consumo de energia e a troca de peças, que passa a ser menos frequente. Em relação ao designer, há a melhora na aparência do condomínio, que, além do maior conforto para os condôminos, valoriza os imóveis”, diz o gerente regional da empresa de elevadores.

 

Conheça os acessórios para elevadores da MTGTech: https://mtgtech.com.br/produtos/elevadores/

Fonte: http://revistasindico.com.br/colunas/e-lei/2014/para-evitar-o-botao-de-emergencia/476054

Para evitar o botão de emergência

Deixe um comentário