Em meio a um cenário de violência cada vez maior – nas grandes cidades, mas também nas menores -, os condomínios empresariais e residenciais têm tentado se antecipar às tentativas de ocorrências.
Aparatos de segurança, como o controle de acesso biométrico, têm sido uma forma de proteção. E quanto antes for definido um sistema de segurança, melhores as chances de consolidar a imagem de local seguro, o que ajuda a manter os mal intencionados mais longe.
É esta a situação do Centro Empresarial Vida Nova, em Taboão da Serra, na região de São Paulo.
Veja o caso deles e como a solução BIODigi, da MTG Tech, ajudou a trazer tranquilidade.
O condomínio
O Centro Empresarial Vida Nova está localizado em Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo.
É um espaço com 18 andares, sendo 15 de salas comerciais e os três últimos ocupados por um hotel.
Circulam por dia no local, cerca de 1.200 pessoas, entre trabalhadores dos escritórios, colaboradores do próprio condomínio e visitantes.
O problema
Construído há cinco anos, o Centro Empresarial Vida Nova já surgiu com uma preocupação: manter todas as pessoas seguras dado o histórico de ocorrências de problemas de segurança na região.
O próprio gerente predial, José Marcos Barros, explica a situação. “Desde o início, a cooperativa que construiu o prédio sabia que era necessário já começar o empreendimento com algum sistema de segurança, pois tinham experiência de outros condomínios deles em que sempre optaram por iniciar com a segurança eficaz, até porque eles mesmos ocupam uma sala aqui no condomínio. Estamos em uma região de muitas ocorrências, então o problema era muito claro e demandava por uma boa solução de proteção para funcionar juntamente com a liberação do empreendimento para os condôminos“.
A solução
Como se trata de um condomínio empresarial com grande fluxo de pessoas, a solução definida como ideal foi a de controle de acesso por meio de biometria e por cartão de aproximação.
O controle começou nos seis elevadores e logo houve a integração com as quatro catracas na portaria, com a solução BIODigi, da MTG Tech.
Agora, o acesso ao hotel, que fica nos últimos três andares, também está sendo feito com o sistema da MTG Tech. Assim, quem acessa o hotel não consegue acessar os 15 andares do centro empresarial e vice-versa.
Quem trabalha no condomínio, tem a biometria cadastrada e entra direto, mediante a identificação nas catracas com a digital.
O visitante é cadastrado com todos os dados e, inclusive, foto. Aí recebe um cartão de aproximação com o qual passa pela catraca e também acessa o elevador.
Para aumentar a segurança, o visitante só consegue no elevador acessar o andar da empresa a qual informou que iria visitar na hora em que fez o cadastro na portaria.
Os resultados
Segundo o gerente predial, José Marcos, o objetivo da implantação do sistema de controle de acesso no Centro Empresarial Vida Nova foi o de prevenir ocorrências de assaltos ou furtos.
Isso, segundo ele, tem sido atingido em cheio.
“Nesses cinco anos, não tivemos nenhum caso. E sabemos que isso se deve ao sistema de controle de acesso que a MTG implantou porque conseguimos identificar pessoas mal intencionadas antes de tentarem algum golpe. Muitos chegavam à portaria dizendo que iriam visitar alguma empresa, mas quando solicitamos todos os dados para cadastro e a autorização para fazer a foto, alguns recuam e dizem que voltam depois. Obviamente, não voltam, o que sinaliza que estavam mal intencionados”.
Além disso, o fato de ficarem guardados os registros de pessoas, horários, dias e empresas visitadas facilitou o condomínio ajudar a polícia em um caso de uma pessoa que havia cometido um roubo na região e que acabou indo ao Centro Empresarial Vida Nova para visitar uma empresa. “Pelas informações da polícia, conseguimos identificar esta pessoa e passamos os dados para ajudar na investigação”.
José Marcos finaliza, dizendo que outra vantagem do sistema de controle de acesso implantando pela MTG Tech é o suporte. “Temos tudo à mão. Nunca dá problema, mas às vezes precisamos de alguma informação que o nosso pessoal não consegue resolver, e o suporte rapidamente nos atende”.
Conclusão
Satisfeito com a solução desenvolvida pela MTG Tech para o Centro Empresarial Vida Nova, o gerente predial, José Marcos Barros, reforça que em se tratando de empreendimentos que precisam manter a rotina de cuidados com a segurança, é imprescindível contar com a tecnologia.
“É importante ter pessoal preparado, mas o ser humano uma hora acaba falhando. Se você tem a tecnologia como aliada, fica muito mais difícil do malfeitor ter sucesso. É o que estamos constatando aqui no centro empresarial com a solução BIODigi, da MTG Tech”.
Veja depoimento do gerente predial