fbpx

Como a biometria evitou acessos indesejados ao imóvel (estudo de caso)

 

Já imaginou dar de cara com crianças dos vizinhos correndo pelo saguão do seu apartamento?

E se crianças estranhas entram no seu imóvel, quem garante que ladrões também não vão entrar?

Esses e outros problemas podem ser resolvidos com eficácia adotando-se sistemas de controle de acesso por biometria. É o que mostramos neste case de um cliente da MTG Tech.

 

Muitos condomínios recorrem a sistemas de segurança depois de uma ocorrência de assalto ou furto, por exemplo. O problema é que neste caso já ficou gerado um trauma e a pressa por escolher a melhor solução pode ocasionar erros e novos problemas.

Por isso, o melhor a fazer é pensar com calma, analisar as vantagens e funcionalidades das opções disponíveis e escolher com a certeza de que se está fazendo a contratação de uma solução que realmente vai trazer segurança e tranqüilidade.

É o exemplo dado pelo Condomínio Duo Pinheiros, de São Paulo, que definiu um sistema de controle de acesso biométrico para evitar possíveis problemas maiores, que já se configuravam no condomínio.

biometria

 

Veja o estudo de caso sobre eficácia da biometria

 

O problema

O Duo Pinheiros é um condomínio residencial localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Conta com duas torres, somando 112 apartamentos e cerca de 500 moradores.

Sempre houve a preocupação por parte dos síndicos em relação à segurança, mas havia falhas, que foram constatadas pelo gerente predial Geraldo Arrivabene, quando começou a atuar no condomínio, em 2015.

“Havia um sistema de biometria no condomínio. As pessoas faziam o cadastro biométrico, mas não funcionava direito. Não era confiável e precisávamos de outra solução”, diz Arrivabene.

O principal problema, é que no Duo Pinheiros os elevadores sociais param no hall dos apartamentos e isso começava a trazer constrangimentos com crianças que erravam o andar e acabavam parando dentro do apartamento do vizinho.

Além do inconveniente de se ter crianças correndo pela sala de outros moradores, o livre acesso indicava fragilidade em relação à segurança, já que qualquer pessoa poderia entrar nos apartamentos de outros.

 

A solução

Insatisfeito com a situação, o gerente predial Geraldo Arrivabene procurou alternativas no mercado e acabou conhecendo a MTG Tech e suas soluções.

Confiante em poder resolver o problema do Condomínio Duo Pinheiros, a diretoria da MTG Tech ofereceu um período de teste gratuito com o sistema Biodigi para controle de acesso por biometria, que foi instalado fora do elevador para que as pessoas conhecessem o produto e pudessem ser cadastradas e testarem a eficácia da biometria digital.

Os testes, segundo o gerente predial, ajudaram a convencer os moradores, que aprovaram, em assembleia, a contratação da solução da MTG Tech.

 

Resultado

Aos poucos os moradores foram aderindo ao Biodigi para o controle de acesso de seus apartamentos.

O sistema de controle de acesso por biometria adotado no Duo Pinheiros antes da MTG tinha apenas 2% de adesão dos moradores, por conta das falhas.

Com o Biodigi da MTG Tech, os moradores começaram a adotar esta solução e hoje cerca de 70% das pessoas que moram no Duo Pinheiros têm o Biodigi instalado para acesso ao seu apartamento.

A expectativa é de que até o fim de 2017, 100% dos moradores tenham aderido à solução da MTG Tech.

“O Biodigi é uma solução moderna e confiável, que traz segurança aos moradores, principalmente pelo ótimo suporte prestado pela empresa. Tanto que já estou estudando para levar para outro condomínio em que sou síndico”, afirma Arrivabene.

“Apesar de nunca ter havido ocorrências de assaltos aqui, agora estamos mais confiantes de que realmente aumentamos a segurança para evitar qualquer tipo de problema Temos que estar sempre um passo à frente dos bandidos e a biometria nos ajuda nisso”.

 

Conclusão

A mensagem que fica é que sempre é possível melhorar o nível de segurança no condomínio e deixar os moradores mais tranquilos.

Síndico e moradores devem estar atentos às soluções apresentadas no mercado e avaliarem constantemente como está a eficácia da segurança atual.

Na dúvida, consulte um especialista para fazer o diagnóstico gratuito de como anda a segurança em seu condomínio.

 

Como a biometria evitou acessos indesejados ao imóvel (estudo de caso)
Tagged on:

Deixe um comentário