fbpx

Controle de acesso biométrico: mais segurança no condomínio

O aumento do índice de violência, principalmente nas áreas urbanas do país, levaram as famílias a optarem por condomínios residenciais, sejam eles de apartamentos ou de casas.

O apelo de segurança é grande nestes empreendimentos, o que ajuda a dar uma suposta maior tranquilidade aos moradores.

De fato, estes complexos residenciais apresentam maior segurança sim, mas nem sempre isso é um sinal de que será possível manter-se longe das estatísticas de violência, pois os condomínios residenciais e comerciais também são suscetíveis a ações de roubo e furto.

Nesse cenário, cada dia mais se faz necessária toda e qualquer alternativa para aumentar a segurança no condomínio. 

E não pense que somente o síndico é que deve cuidar disso. Síndico, funcionários e moradores devem unir-se para buscar alternativas protetivas que aumentem a segurança de todos.

E tudo começa pela portaria, pois é por ela que geralmente os bandidos começam a agir.

Por este motivo, é na portaria que podemos, e devemos, incluir medidas protetivas.

Quer saber como?

Já ouviu falar em controle de acesso biométrico?

Provavelmente sim.

Esse é um sistema de monitoramento de entrada e saída que tem chamado a atenção de muitos síndicos que buscam novas alternativas para proteger o condomínio.

Vamos explicar um pouco mais sobre o que é o controle de acesso biométrico, como ele pode ser utilizado e quais suas vantagens.

Assim você entenderá a necessidade de instalação deste sistema dentro do seu condomínio.

 

O que é controle de acesso biométrico?

Foto acesso

O controle de acesso biométrico é a utilização de uma característica física e pessoal para identificação e liberação de acesso dentro de um determinado espaço.

Por termos características únicas, o controle de acesso biométrico, desde que bem feito, é altamente seguro e minimiza as chances de circulação indevida, uma vez que não existem duas pessoas com impressão digital, por exemplo, igual.

 É possível instalar os aparelhos em entradas de pedestres e passagens de veículos.

 

Como funciona a biometria?

 Para o funcionamento do controle de acesso biométrico é imprescindível recolher uma amostra da digital de todos os moradores, funcionários, empregados domésticos e prestadores de serviços que apresentem grande e rotineira circulação.

Após este cadastro, todas as informações pessoais serão armazenadas em um banco de dados que será o responsável por fazer a identificação entre o sistema e a digital inserida.

Assim, todos os cadastrados terão livre acesso ao entrar ou sair do condomínio após inserir a digital no aparelho.

Desta forma, é possível controlar todo o fluxo de pessoas, garantindo que apenas aqueles que possuam registro terão acesso às dependências do condomínio.

Afinal só eles terão a digital cadastrada.

O controle de acesso biométrico proporciona o aumento da segurança e também pode ser uma ferramenta para controle de funcionários, pois com o registro de acesso é possível manter fielmente registrado os horários de trabalho dos colaboradores.

 

 Veja também:

9 erros ao contratar controle de acesso para o condomínio

Controle de acesso no condomínio: como evitar problemas com os moradores?

 

Quais as vantagens do acesso biométrico?

Foto acesso 2

 Sem dúvida nenhuma o controle de acesso biométrico é um dos meios mais seguros para acesso.

Veja algumas das principais vantagens:

  • Retenção de informações

Além de liberar a entrada ou saída das pessoas automaticamente após o reconhecimento, aumentando a agilidade, o sistema retém todas as informações relacionadas a horários, o que facilita identificar se determinada pessoa estava ou não dentro do condomínio caso ocorra algum problema.

  • Praticidade

Outro benefício extremamente importante é a praticidade. Quantas vezes você já teve que voltar para sua casa ou apartamento por ter esquecido a chave ou cartão de acesso?

Com a rotina corrida e as dezenas de atividades que somos encarregados de realizar ao longo do dia, não se preocupar com uma delas pode ser uma mão na roda.

  • Controle de todas as áreas do condomínio

O controle de acesso adequado evita qualquer visitante frequente as áreas comuns do condomínio, como piscina, academia, biblioteca, salão de festas e salão de jogos.

Sem a identificação biométrica e sem ser devidamente convidado, a pessoa não consegue acessar estas áreas, após ter passado pela portaria.

  • Segurança nos apartamentos

O controle de acesso biométrico também pode ser feito nas entradas de cada torre e até mesmo na porta de cada apartamento.

Assim, torna-se inviável para um assaltante conseguir entrar nos apartamentos mesmo que tenha conseguido, de alguma forma, passar pela portaria.

 

Acesso biométrico deve ser a única medida de segurança?

 Não utilize o controle de acesso biométrico como única e exclusiva fonte geradora de segurança no condomínio.

É importante atrelar esta implantação a outras medidas secundárias, como:

  • Conscientização permanente de funcionários e moradores sobre a necessidade de todos se manterem alertas com os cuidados de segurança;
  • Instalação de câmeras de segurança em todas as áreas comuns;
  • Aviso, por meio de interfone, a cada entrada de visitas;
  • Não permitir a entrada de entregadores. Os mesmos deverão deixar a mercadoria na portaria para que o morador retire;
  • Ampliação de muros para impedir a observação da rotina interna;
  • Guaritas seguras e isoladas.

 

 Conclusão

Os bandidos estão sempre se atualizando em relação às tecnologias para tentar burlar os sistemas de segurança.

O importante é o síndico e os moradores estarem antenados com o que existe de melhor para proteção de todos no condomínio.

Estude as possibilidades, mantenha um conselho de segurança ativo e avalie constantemente como estão as medidas protetivas.

Na hora de instalar ou atualizar a segurança, considere o controle de acesso biométrico. Pesquise cases de condomínios, busque informações sobre as empresas que oferecem o serviço e tenha segurança de estar fazendo a melhor escolha.

 

Controle de acesso biométrico: mais segurança no condomínio

Deixe um comentário