fbpx

Como fazer corretamente o controle de acesso empresarial

Com o aumento da violência que vem ocorrendo nos últimos anos, o controle de acesso empresarial é uma ferramenta poderosa para trazer mais tranquilidade e segurança para sua empresa.

Afinal, com esse tipo de sistema todo o ambiente se torna muito mais seguro e confiável.

Independentemente do tamanho da sua empresa, um bom sistema de controle de acesso pode trazer vários benefícios que vão além apenas da segurança.

Nesse artigo você vai aprender sobre o que é o controle de acesso empresarial, como ele funciona, os tipos e benefícios que esse tipo de sistema pode proporcionar para o seu negócio.

Por isso, leia esse artigo até o final.

O que é o controle de acesso?

O controle de acesso é um mecanismo de segurança utilizado pelas empresas para que se tenha o controle de todos que acessam suas dependências.

Esse controle pode ser feito de diversas maneiras, mas basicamente ele inclui os dados pessoais do visitante e o motivo da visita.

Dessa forma a empresa sabe exatamente quantas pessoas estiveram em seus escritórios, fábricas e outros departamentos.

Além disso, o controle de acesso oferece muito mais segurança aos colaboradores, bem como aos próprios visitantes.

Afinal, caso ocorra algum tipo de incidente todos saberão quem estava na empresa no momento do ocorrido.

Portanto, esse tipo de registro pode salvar vidas, em casos extremos.

Para que serve o controle de acesso empresarial?

Além de criar um registro de todo que acessaram a parte interna da empresa, o controle de acesso tem outras funções igualmente importantes.

Bens materiais, assim como dados confidenciais também se beneficiam da segurança proporcionada pelo controle de acesso empresarial.

No entanto, é um erro achar que apenas utilizando o controle de acesso sua empresa estará completamente protegida.

É preciso entender que esse tipo de controle pode ser considerado a primeira etapa de todo seu sistema de segurança.

Quais são os benefícios de ter um controle de acesso corporativo?

A tecnologia utilizada na criação das mais diversas soluções permite que os benefícios proporcionados pelo controle de acesso nas empresas vão muito além da segurança.

Veja alguns desses benefícios a seguir.

Controle de hora extra

Por mais que a sua empresa se preocupe com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, os excessos sempre acontecem.

Afinal, alguém sempre procura fazer horas extras para compensar um dia de ausência, ou uma saída antecipada.

Ou ainda, para dar um incremento no salário no final do mês.

Esse tipo de comportamento é muito comum em empresas onde não há controle de acesso.

Por isso, com esse tipo de controle fica muito mais fácil identificar quem está excedendo o limite de horas extras sem dúvidas ou questionamentos.

Isso também pode contribuir para uma redução de custos significativa em determinados setores que pagam horas extras, muitas vezes sem necessidade real.

Segurança da informação

Sim, um sistema de controle pode ajudar não apenas bens materiais e pessoas, mas também dados sigilosos da sua empresa.

Isso porque alguns sistemas de controle são programados para que determinadas áreas só sejam acessadas por pessoas previamente autorizadas.

Assim, locais como centros de processamento de dados, salas de monitoramento e departamento financeiro, por exemplo, se tornam áreas muito mais restritas.

O investimento nesse tipo de sistema se justifica quando você analisa os vários casos de roubo de propriedade intelectual em várias partes do mundo.

Quais são os tipos de controle de acesso mais utilizados nas empresas?

catraca biométrica para controle de acesso

Como cada empresa possui suas necessidades específicas é possível entrar alguns tipos de controle de acesso com facilidade.

Os tipos de controle de acesso mais comuns são:

  • Entrada e saída de pessoas: Onde a liberação de acesso pode ser feita via tags, sistema biométrico ou uso de senhas.
  • Controle de acesso de veículos: Os portões são abertos quando o leitor veicular identifica a tag no interior do veículo, ou é utilizado o controle remoto para abertura dos portões.
  • Gestão de áreas comuns:Muito comum em condomínios e empresas. A liberação de acesso normalmente é feita por tag ou senha, após registro em sistema de gestão.

Por isso é importante identificar que tipo de sistema pode oferecer a proteção que você deseja para a sua empresa e seus funcionários.

O controle de acesso pode ter níveis diferentes de segurança?

Os níveis de segurança de um sistema de controle de acesso empresarial podem ser divididos em 4 tipos:

  • Nível 1 – Teclado e senha: Método mais comum, onde o acesso é liberado mediante digitação de senha numérica individual.
  • Nível 2 – Leitor de proximidade: São utilizados leitores de proximidade, que liberam o acesso a área desejada mediante aproximação de um cartão ou tag fornecido aos colaboradores.
  • Nível 3 – Biometria: O reconhecimento das impressões digitais é feito através do leitor biométrico, sempre que o funcionário for acessar determinado ambiente.
  • Nível 4 – Reconhecimento facial:A identificação do usuário é feita mediante medição de vários pontos de seu rosto. Por isso é considerado o sistema mais seguro.

A importância da conscientização para um controle de acesso empresarial mais eficiente

Além de contar com um bom sistema de controle de acesso, é fundamental que seus funcionários também contribuam para que o sistema funcione.

Afinal, é comum alguém tentar dar um jeitinho naquele dia em que chegou atrasado para uma reunião importante.

É preciso deixar claro para todos que burlar o sistema pode trazer graves consequências a todos os colegas, para que haja uma conscientização geral da importância desse tipo de controle.

A MTG Tech atua no mercado de controle de acesso, biometria e acessórios para condomínios e elevadores, há mais de 10 anos, criando soluções inteligentes e inovadoras para seus clientes.

Conheça nossos produtos e entre em contato para solicitar um orçamento, e tornar a sua empresa um lugar muito mais seguro para todos.

 

 

Como fazer corretamente o controle de acesso empresarial

Deixe uma resposta