fbpx

Economize energia no elevador do seu condomínio

Os benefícios que a sustentabilidade traz para os condomínios são bons para a natureza e para todos os moradores. Um dos grandes desafios dos edifícios é a questão da eficiência energética e, se existe uma grande verdade quando falamos em energia, é que devemos economizá-la!

Um dos grandes vilões de consumo em condomínios é o elevador, por isso, é importante entender porque ele gasta tanta energia e o que podemos fazer para diminuir o consumo. Listamos abaixo algumas questões importantes quando o assunto é economia de energia nos elevadores. Por exemplo, será que ao chamar o elevador várias vezes seguidas gastamos mais energia? E se mantivermos a porta aberta por muito tempo, o consumo será maior? Confira abaixo a resposta para estas e outras questões!

Já existem no mercado elevadores que não só gastam mas que também produzem energia durante seu funcionamento. Isto mesmo, a partir de energia cinética (seu movimento) produzem energia elétrica. Interessante, não? Aqui no Brasil, edifícios com a certificação LEED já utilizam este sistema, que devolve parte da energia gerada para a rede elétrica do prédio e promete uma economia de 35% no consumo. Existem ainda elevadores com motores sem engrenagem, que dispensam o uso de óleos lubrificantes. Este tipo de máquina pode proporcionar uma economia de energia de até 30% em comparação com os elevadores convencionais e evita o descarte inadequado do óleo.

Usar energia de forma eficiente é fundamental para a sustentabilidade de um condomínio e, para isso, é preciso repensar algumas atitudes e propor novas soluções.

Fonte: condominiosverdes.com.br

Economize energia no elevador do seu condomínio

Deixe um comentário