fbpx

Importância da catraca biométrica para controle de acesso

A catraca biométrica para controle de acesso em condomínios residenciais e comerciais é uma das maneiras mais eficientes de garantir a segurança do local.

Veja neste artigo informações importantes sobre como a catraca funciona e quais suas vantagens.

Acompanhe.

 

O que é uma catraca biométrica para controle de acesso?

A catraca biométrica para controle de acesso é um sistema de cadastro e reconhecimento de dados de um usuário por meio da impressão digital.

O mecanismo possui um bloqueio que permite o acesso às dependências de um condomínio residencial ou comercial apenas por pessoas autorizadas.

Dessa forma, a entrada, saída e tempo de permanência de uma pessoa nas dependências de um condomínio pode ser controlada.

 

O funcionamento da catraca biométrica para controle de acesso

Após a instalação do equipamento na entrada/saída principal de um condomínio, é necessário cadastrar as digitais dos moradores, colaboradores ou visitantes frequentes do local.

Em seguida, será realizado o cadastro do perfil de cada pessoa com os respectivos horários em que ela acessa a catraca.

No caso de um condomínio comercial, os colaboradores somente têm acesso às dependências do condomínio durante o expediente. Nos outros horários, não conseguirão passagem pela catraca, mesmo com suas digitais cadastradas.

Depois de realizado o cadastro, toda vez que o usuário precisar passar por ela, deverá posicionar sua digital no leitor. O dispositivo, então, faz a leitura dos dados e autoriza a passagem.

Ao final do dia, será possível acessar um relatório com todas as entradas e saídas registradas no dia.

 

Acessórios para a catraca biométrica

A catraca biométrica possui uma série de acessórios para facilitar a rotina de acesso dos condomínios. Algumas contam com coletores de cartão de visitantes e crachás para facilitar a entrada e saída de colaboradores, sem que precisem usar a digital.

Alguns segmentos ainda podem utilizar a fechadura biométrica para aumentar a segurança de áreas restritas. Esse tipo de combinação é especialmente eficiente para hospitais, clínicas e empresas que querem garantir a privacidade de algumas áreas para acesso restrito a alguns colaboradores.

 

Por que utilizar uma catraca biométrica para controle de acesso?

Há diversas vantagens no uso da catraca biométrica para controle de acesso. A primeira e mais importante delas é o controle de acesso eficiente, aumentando a segurança dos condôminos e empresas.

A tecnologia utilizada nesse tipo de equipamento de segurança, ou seja, a leitura da digital de cada morador ou colaborador, diminui drasticamente as situações que podem colocar a segurança de todos em risco, como o empréstimo de cartões, ou até mesmo o roubo destes, e até a passagem de duas pessoas ao mesmo tempo pela catraca.

O bloqueio mecânico que faz parte do dispositivo é acionado imediatamente quando isso acontece, evitando o acesso.

Além disso, o design da catraca é prático e funcional, simplificando a leitura das digitais para acesso às dependências dos condomínios, eliminando atrasos e filas.

Os modelos de catracas disponíveis são a de braço fixo, isto é, uma catraca com três braços que giram e travam no momento do acesso, e a catraca com braço articulado, que facilita a retirada em situações de urgência. O braço fica na posição vertical, permitindo a passagem livre.

Outro ponto importante é que o uso da biometria diminui custos de confecções de novos cartões e crachás. Ao utilizar a leitura das digitais, as situações de perda e extravio de cartões são eliminadas.

Uma outra vantagem do uso da catraca biométrica para controle de acesso é a excelente relação custo/benefício que o equipamento oferece.

Os condomínios que optam por esse tipo de sistema de segurança dispõem de um equipamento que contempla tecnologia avançada para o controle da segurança, a leitura das digitais, com um sistema simples por um preço justo e acessível.

 

Otimização da catraca biométrica para controle de acesso

O controle de acesso com a catraca biométrica, assim como todos os mecanismos de segurança no condomínio, deve ser implantada seguindo um sistema estudado de segurança.

De nada adianta fazer o controle na catraca, se todo o resto do condomínio não tem aparatos para controle de acesso, como elevadores.

É sempre importante que o síndico e os gestores de segurança peçam consultoria de empresas que entendem do assunto para uma avaliação integrada de como está o sistema de segurança atual e o que pode ser feito.

Economizar utilizando poucos equipamentos ou adotando uma estrutura de segurança que não protege todos os pontos de acesso ao interior do condomínio, seja ele residencial ou comercial, com certeza trará problemas, como acessos indesejados e até roubos e furtos.

 

Importância da catraca biométrica para controle de acesso

Deixe um comentário