fbpx

Controle de acesso: veja as principais opções para o seu condomínio

Investir em um bom sistema de controle de acesso deve ser uma prioridade em condomínios, tanto para a tranquilidade dos condôminos quanto para a dos funcionários e visitantes.

E não é por menos. Em São Paulo, por exemplo, a invasão em condomínios empresariais e residenciais cresceu 172% em 2017, em relação aos anos de 2015 e 2016, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública.

Esses dados revelam a importância de investir um sistema  que seja eficaz. No entanto, diante das opções, o síndico e os moradores nem sempre sabem bem ao certo qual sistema escolher.

Por isso, trazemos neste artigo algumas das principais opções de controle de acesso para você manter a segurança, seja em condomínio residencial ou empresarial.

CONTROLE DE ACESSO: PRINCIPAIS OPÇÕES PARA O SEU CONDOMÍNIO

BIOMETRIA

controle de acesso

É um sistema ultramoderno de controle de acesso e um dos mais eficazes.

Como cada ser humano é único, a biometria se baseia na individualidade para o reconhecimento das pessoas na entrada e saída em condomínios.

Este reconhecimento pode ser feito por meio de partes diferentes do corpo, como digitais, palma da mão, Iris, retina dos olhos, face e até pelas veias.

Por questões de praticidade e até de custo, uma das formas de biometria mais utilizadas e que garante ótima confiabilidade é a por meio de impressão digital.

Ao posicionar o dedo cadastrado no sensor biométrico, o equipamento reconhece o usuário detectando as linhas e os sulcos dos dedos, que são únicos, e envia a informação para o sistema, realizando o registro da operação e liberando o local caso a pessoa possua autorização de acesso.

A impressão digital das pessoas fica armazenadas em um centro de dados digital. Nesse sistema ainda podem ser inseridos dados pessoais junto à digital, como nome, RG, andar e apartamento em que mora.

Também pode-se limitar o acesso a áreas como academias, salão de jogos, piscina, entre outras. Veja como isso é importante para a segurança das crianças.

Vantagens da biometria digital:

  • É prático e extremamente cômodo pelo fato de os condôminos não precisarem de chaves, cartões ou senhas para entrarem em suas salas ou casa;
  • É único, pois não existem duas digitais iguais, o que dificulta possibilidade de fraudes;
  • Não há o risco de perder os objetos de acesso e ter de fazer todo o procedimento de cadastro de novo;
  • É totalmente seguro. O sistema registra todo o acesso das pessoas que entram, circulam e saem do local. Além disso, mostra os horários que essas movimentações ocorreram;
  • Pode ser usada também para a entrada e saída de carros no estacionamento;
  • Qualquer problema ou fato suspeito, basta recorrer aos registros que ficam armazenados em um banco de dados digital.

 

Desvantagens da biometria digital:

  • Falsa rejeição: acontecia no passado quando, em alguns casos, o sistema não reconhecia o usuário por meio da impressão digital. No entanto, as novas tecnologias de reconhecimento de impressão digital são muito mais rápidas, eficazes e inteligentes, garantindo praticamente 100% de confiabilidade.

Veja mais sobre controle de acesso biométrico

 

CARTÃO DE PROXIMIDADE

Os cartões que funcionam com a proximidade nas catracas são bastante utilizados, especialmente em condomínios empresariais.

Uma pessoa da recepção insere os dados de cadastro em um cartão, que é aproximado da catraca liberando a entrada da pessoa.

Na saída, o visitante deposita o cartão na própria catraca.

Quando se trabalha no prédio, geralmente o usuário ganha um cartão para uso permanente, não precisando devolvê-lo ao sair do prédio no fim do expediente.

Na maioria das vezes os dados gravados no cartão de acesso são: Nome e RG, número do andar e o conjunto comercial que vai visitar ou em que trabalha.

Com isso, é obtido um excelente controle sobre onde a pessoa irá transitar e qual apartamento ou sala irá frequentar.

 Vantagens do cartão de proximidade:

  • Fácil instalação;
  • Permite saber quem entrou e saiu do local;

Desvantagens do cartão de proximidade:

  • O usuário pode perder o cartão e com isso causar transtornos para entrar ou sair do local;
  • No caso de perda ou esquecimento do cartão, o usuário precisa fazer todo o processo de cadastramento dos dados novamente;
  • É que preciso que haja sistema para aproximação do cartão e sistema para descarte do cartão;
  • Visitas devem sempre obter um novo cartão toda vez que voltam ao local;
  • Se a portaria não ficar atenta, uma pessoa pode entrar com o cartão de outra.

 

PORTARIA REMOTA

É um novo modelo de controle de acesso. O sistema reduz custos ao condomínio, já que diminui o número de mão de obra voltada à segurança.

Para funcionar são instaladas câmeras que enviam as imagens das pessoas pela internet a um centro de controle e segurança.

Assim, profissionais especializados conseguem monitorar toda a movimentação das pessoas, desde quando entram no condômino até o momento em que saem. A central também atende os visitantes e informa os moradores sobre eles.

Se há alguma ocorrência, a própria central pode acionar a polícia para uma averiguação no local.

Os moradores entram com identificação por biometria ou tags.

Para que o sistema funcione perfeitamente, é imprescindível que a empresa seja de extrema confiança e de comprovada credibilidade no mercado.

Vantagem das portarias remotas:

  • Reduz a quantidade necessária de mão de obra na recepção;
  • Pode ajudar a reduzir a taxa de condomínio, já que dispensa funcionários para a portaria;
  • É possível acompanhar toda a movimentação de quem entra, sai ou transita pelo local;
  • Em qualquer fato suspeito, a averiguação pode ser feita imediatamente.

Desvantagem das portarias remotas:

  • Em condomínios grandes, onde há a demanda de mão de obra presencial (profissionais de limpeza, manutenção etc.) e um alto tráfego de prestadores de serviço e funcionários, a portaria virtual perde eficiência e não oferece todos os recursos necessários em relação à presencial;
  • É preciso um bom sistema de nobreak para caso falte energia elétrica;
  • Como não vai haver porteiros, é preciso que um funcionário do condomínio, como o zelador, receba correspondências e entregas. Para isso, é preciso treinamento e atenção com normas de segurança;
  • É preciso ainda mais comprometimento dos moradores com as normas de segurança para evitar falhas;
  • Os profissionais da central que acompanham a movimentação do local podem se distrair ou se confundir com quem está entrando.

 

DIGITAÇÃO DE SENHA

controle de acesso

É um tipo de controle de acesso usado mais em estabelecimentos comerciais, onde há muita movimentação de funcionários. Geralmente o sistema por senha é usado para as pessoas que trabalham no local.

Na recepção, a pessoa que passará a frequentar muito o estabelecimento faz um cadastro com seus principais dados: nomes, RG, andar e número da sala. Uma senha então é cadastrada pelo usuário.

Toda vez que o usuário cadastrado adentrar ou sair do condomínio, a senha deverá ser corretamente digitada em um dispositivo eletrônico, que é controlado pela portaria principal do local.

Também pode ser usado para entrar ou sair de garagens.

Vantagens do sistema de Digitação de Senhas:

  • É um sistema seguro, que só dá acesso às pessoas mediante a digitação correta da senha;
  • Sistema de fácil instalação;
  • Pode ser usado para os carros que entram e saem de estacionamentos.

Desvantagens do sistema de Digitação de Senhas:

  • O sistema pode, eventualmente, falhar, não reconhecendo a senha;
  • O usuário pode esquecer a senha, tendo de fazer todo o processo de cadastramento de novo, causando transtornos;
  • A senha pode ser repassada a outras pessoas, prejudicando o controle de acesso e a segurança.

Escolha a melhor opção

Verifique as necessidades do seu condomínio e opte pela melhor opção de controle de acesso, garantindo, assim, a tranquilidade e a segurança de condôminos, funcionários e visitantes.

Lembre-se de que qualquer alteração na forma de controle de acesso terá que ser discutida em assembleia, então esteja munido de prós e contras e todos os detalhes de cada opção.

Importantíssimo se certificar sobre a idoneidade e credibilidade da empresa que pretende contratar para instalar o sistema de controle de acesso no seu condomínio.

Veja mais opções de produtos para controlar o acesso no condomínio

Compartilhe este artigo com os moradores do prédio ou com os amigos que moram em outros condomínios.

Controle de acesso: veja as principais opções para o seu condomínio

Deixe uma resposta